Desde 2014 é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia o Dezembro Laranja, uma campanha com objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de pele.
O câncer de pele é o tipo de doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Provocada pelo crescimento descontrolado de células que compõem a pele, o câncer é determinado por pintas, eczemas ou lesões, sendo que os diferentes tipos da doença podem se manifestar de formas distintas. Por isso, exames clínicos são importantes para diagnosticar a possibilidade de câncer de pele. Os tipos de câncer são:
· Carcinoma basocelular (CBC): de baixa letalidade, surgem com mais frequência em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Raramente se desenvolvem em áreas não expostas.
· Carcinoma espinocelular (CEC): é o segundo tipo mais ocorrente entre todos os tipos de câncer. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, mas o mais comum são as áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo e pescoço.
É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres e normalmente têm coloração avermelhada, apresentando forma de machucados ou feridas espessas que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Podem ter aparência similar à das verrugas.
· Melanoma: o tipo menos frequente entre os cânceres da pele. Tem o mais alto índice de mortalidade, por poder gerar câncer em outras áreas do corpo. O melanoma costuma ter aparência de uma pinta ou um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos, mudando de cor, formato, tamanho e podendo causar sangramento.
Com o começo do verão em dezembro, nossa exposição ao sol é muito maior do que nas outras estações. Por isso, é importante criar hábitos para prevenir o câncer de pele:
– Filtro solar: use tanto em momentos de lazer quanto de trabalho e não esqueça de reaplicar a cada 2 horas;
– Chapéus com abas largas: além de serem acessórios estilosos para a estação, protegem você dos raios solares;
– Respeite horários: entre 10h e 16h, a exposição ao sol deve ser evitada, pois os raios ultravioletas estão no seu pico de radiação;
– Diagnóstico precoce: se o câncer de pele for descoberto em estágio inicial, as chances de cura são muito maiores. Pessoas sem histórico pessoal ou familiar de câncer da pele podem se consultar uma vez por ano. Já para aquelas com histórico, a orientação é que as consultas sejam semestrais.
Não esqueça de realizar exames periódicos!
Warning: Illegal string offset 'cookies' in /home/storage/a/a5/b3/slimagem1/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 2367