O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, podendo atingir o cólon, reto e ânus. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o mês de março é dedicado para a campanha Março Azul-marinho.
A estimativa brasileira é que entre 2020-2022 ocorram cerca de 41 mil casos do câncer, se tornando o quarto tipo de câncer que mais ocorre no País.
Os fatores de risco do câncer colorretal são:
– Obesidade: estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver o câncer, sendo que o risco é maior em homens;
– Sedentarismo: a falta da prática de exercícios físicos propicia o desenvolvimento da doença;
– Tabagismo e alcoolismo: o fumo além de ser uma das causas do câncer de pulmão, também é associado ao colorretal. O consumo de bebidas alcoólicas também influencia no desenvolvimento da doença, especialmente para mulheres;
– Alimentação: o consumo excessivo de carne vermelha e produtos industrializados produzem substâncias químicas que aumentam o risco do câncer;
– Predominância em pessoas acima de 50 anos e outras condições: além da idade avançada, o histórico familiar, mutações genéticas, a presença de diabetes tipo 2 e indivíduos de etnia negra possuem mais chances de ter câncer colorretal.
Faça o rastreamento periodicamente do câncer colorretal, que é recomendado para pessoas a partir dos 45 anos. Com a detecção precoce, torna-se possível prevenir a doença completamente, visto que os pólipos causadores do câncer são removidos assim que descobertos.
A prevenção e a conscientização são essenciais para salvar vidas.