Para que o desenvolvimento da criança seja adequado e o mais protegido possível de doenças, existem diversas dicas que devem ser postas em prática.
O foco inicial deve ser os exames, que nos acompanham por todas as fases da vida. Na fase em que ainda é bebê, o teste do pezinho, olhos e coração são essenciais. Conforme a criança vai crescendo, é necessário pensar em seu desenvolvimento e já planejar alguns exames, como o de pediatria, que é responsável por acompanhar o desenvolvimento físico e motor, linguagem, afetividade e aprendizagem cognitiva.
De acordo com a SBP (Sociedade de Pediatria), é recomendado seguir um planejamento de consultas mensais até os 6 meses de vida; trimestrais até os 18 meses; semestrais dos 2 a 4 anos, e anual dos 5 aos 19 anos.
O pediatra também apresenta muita informação valiosa, como por exemplo, o calendário de imunização da criança, que aborda as vacinas: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Penta / DTP, VIP / VOP, Pneumocócica 10-valente, Rotavírus, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Influenza e HPV.
É importante também lembrar que a infância é época de muita diversão. Atividades físicas fazem grande parte da vida da criançada, e evitam obesidade, fortalecem a coordenação motora, melhoram a concentração e a autoestima, além de desenvolver a interação social. Incentive seu filho a brincar ou praticar esportes.
Por fim, alimentação também influencia no crescimento da garotada. Um cardápio variado traz diversos benefícios:
– Ovos: fonte de proteínas e importante para a formação do cérebro;
– Sardinha: com muito cálcio e ômega-3. Ajuda a formar músculos, ossos e protege o coração;
– Iogurte: equilibra o trato gastrointestinal e ajuda a absorver nutrientes;
– Brócolis: combate inflamações e mantém o sistema nervoso saudável;
– Abacate: possui antioxidantes, bom colesterol e fornece muita energia;
– Arroz e feijão: a combinação é rica em ferro e vitaminas do complexo B.