Cuidar de você é uma missão que nós, profissionais da saúde, temos o maior prazer em realizar. Mas para que esses cuidados sejam ainda mais efetivos, existem diversas atitudes que você pode tomar para melhorar sua qualidade de vida.
Como anda sua saúde física e mental? Fazendo bastante exercícios físicos, se alimentando bem e separando um tempinho para fazer o que gosta?
O sedentarismo é um mal que contribui para diversos problemas de saúde, como:
– Doenças crônicas;
– Problemas cardíacos;
– Derrame;
– Diabetes tipo 2;
– Obesidade;
– E até mesmo câncer.
A prática de atividades físicas tem o poder de evitar todos os problemas citados acima, desde que esteja aliado a uma dieta saudável e longe hábitos ruins, como o consumo de álcool e tabaco. Ações simples como limpar a casa ou quintal, dançar e caminhar por alguns minutos já são suficientes para estimular os músculos do seu corpo e gerar um gasto energético.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) pelo menos 150 a 300 minutos de atividade moderada por semana já é suficiente para evitar o sedentarismo. Já para as crianças e adolescentes, a média diária de atividades é de 60 minutos.
Outro assunto que não pode ser esquecido é a saúde mental. A mente tem o poder de influenciar em nosso comportamento, e quando não estamos bem, diversas situações podem nos causar desconforto e até mesmo nos adoecer.
É por isso que diariamente é recomendado que:
– Você tenha um sono de alta qualidade: reduzindo o consumo de alimentos pesados à noite, evitando bebidas com cafeína horas antes de dormir, ter um ambiente adequado – escuro, com boa ventilação, confortável e em silêncio.
– Momentos de descanso: ter um tempo só seu é essencial. Descanse, faça algo que você gosta, ignore problemas e obrigações temporariamente;
– Libere seus sentimentos: conversar nunca fez mal a ninguém. Mostre como você se sente, conte com pessoas que tragam coisas positivas em sua vida. Compartilhar faz bem!