A Campanha Novembro Azul é um movimento com o objetivo de valorizar a saúde do homem, alertando sobre o câncer de próstata e as principais doenças que afligem o sexo masculino. Não só para o Câncer de Próstata, mas para os cuidados da saúde geral, por isso é importante se atentar durante todas as fases da vida, sempre realizando acompanhamento médico.
Com diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores:
– Durante a infância e puberdade é recomendado um acompanhamento de um pediatra para observar se o crescimento está ocorrendo de forma esperada;
– A partir dos 30 anos costumam surgir as primeiras alterações na saúde do homem, por isso a atenção precisa ser dobrada;
– Aos 40 anos, os cuidados com a saúde cardiovascular precisam ser maiores;
– Depois dos 50 anos é importante estar em dia com os exames de rotina, que precisam ser feitos anualmente.
Existem diversos fatores que contribuem para o acontecimento da doença, como: idade, etnia e histórico familiar, entretanto, outros riscos podem ser evitados e reduzidos para garantir a sua saúde:
– Mantenha o peso corporal correto;
– Pratique exercícios físicos;
– Siga uma dieta saudável, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e evitando alimentos processados;
– Diminua o consumo de álcool e evite fumar.
Além de exames regulares e Alimentação saudável, as atividades físicas regulares aliadas a uma alimentação correta são fatores extremamente importantes para evitar doenças crônicas, entre elas, o câncer de próstata. Uma das razoes é que os exercícios provocam mudanças positivas inclusive em nosso sistema imunológico, além de evitar a gordura corporal excessiva, algo que nos torna mais vulneráveis ao surgimento de doenças. Seguindo uma alimentação correta, o organismo absorve nutrientes que ajudam a impedir e reparar danos causados por radicais livres. Quanto mais natural for a sua refeição, menores são as chances de desenvolver câncer.
Garanta o seu bem-estar e viva uma vida saudável, não esqueça também de sempre realizar exames preventivos. Conte com a gente.