Junho é o mês de combate a dois problemas de saúde que ocorrem no sangue mas possuem complexidades específicas. A leucemia é reconhecida como doença, enquanto a anemia é um sinal que existe alguma complicação no paciente.
Saiba o que é anemia:
É a redução de níveis dos relativos (hemoglobina, hematócrito ou massa eritrocitária) nos glóbulos vermelhos presentes no sangue.
A causa da anemia pode ser genética (através de um grupo de doenças que alteram a produção de hemoglobina) ou secundária (abordando doença renal crônica, falta de ferro ou vitaminas, sangramentos).
Os sintomas da anemia são:
– Palidez na pele e na parte interna dos olhos ou gengivas;
– Desânimo;
– Cansaço;
– Falta de apetite;
– Sono constante;
– Tontura;
– Falta de ar;
– Taquicardia ou palpitações.
Saiba o que é leucemia:
É o câncer mais ocorrente em crianças e um dos mais comuns mundialmente. A doença é caracterizada pela variação de tipos de câncer que surgem nos tecidos responsáveis por formar o sangue, também conhecido como medula óssea. Ela pode ser crônica, que piora gradativamente, ou aguda, que age de forma rápida.
Os sintomas da doença são:
– Febre ou calafrios;
– Fadiga e fraqueza constante;
– Infecções frequentes ou graves;
– Perda de peso;
– Nódulos linfáticos inchados;
– Desconforto no abdômen;
– Hemorragias e hematomas acontecendo com frequência;
– Manchas vermelhas pequenas na pele;
– Suor excessivo, principalmente à noite;
– Dores nos ossos e articulações.
Tanto a anemia quanto a leucemia são diagnosticadas através de um exame de sangue. Mas para uma análise mais completa pode ser recomendado o hemograma.
O tratamento de ambas depende da origem e causa. Para a leucemia, costuma envolver poliquimioterapia, controle de complicações e combate da doença no cérebro e medula espinhal, já na anemia, pode envolver suplementação de nutrientes, medicamentos ou transfusões de sangue para tratar a medula óssea e métodos de controle da condição para casos hereditários ou crônicos.
Warning: Illegal string offset 'cookies' in /home/storage/a/a5/b3/slimagem1/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 2367